quinta-feira, 20 de maio de 2010

O desenvolvimento da interface de games no decorrer da historia.

A interface dos games começou a ser formada durante o nascimento dos primeiros videogames, que de acordo com os relatos do documentário Retrospace: A Historia dos videogames em 40 Capitulos, ocorreu por volta de 1958, quando o físico Willy Higinbotham desenvolveu um jogo de tênis para atrair o publico a visitação do Brookhaven National Laboratories. A interface do jogo era bastante rudimentar, mas ao mesmo tempo simples e de fácil entendimento, o jogo era mostrado em um osciloscópio e processado por um computador analógico. Muitos jogos surgiram desde então, todos com os mesmos aspectos de interface simples, com elementos como naves ou armas espaciais, mesmo com os consoles caseiros, demorou muito tempo para que a tecnologia permiti-se o uso de elementos mais complexos que tivessem uma interface mais completa e significativa para o entendimento do usuário.

Em 1977, a Atari, empresa de entretenimento, lança o Atari Vídeo Computer System, que era, na época, um console poderoso graficamente que reproduzia uma interface bem mais trabalhada e com processos de entendimento melhor para os jogadores, com esses gráficos melhores logo o publico se identificou começando a época de ouro do mercado de videogames. Apartir de então houve grandes melhorias nos videogames que consequentemente trouxeram interfaces melhores e mais bem trabalhadas nos anos seguintes, com o advento da geração 8 bits e 16 bits ganharam
uma qualidade impressionante com as interfaces em 2D algumas ate chegando a imitar o 3D, apartir de então começou a surgir jogos mais complexos que pediam o usuário um compreendimento maior na hora de jogar, um tempo maior para o aprendizado do mesmo. Com a chegada da era 3D, os games chegaram em um patamar incrível de possibilades que o advento da tecnologia pode propiciar, ocorreu então a explosão de games complexos com interfaces altamente trabalhadas e realísticas.

(Trecho retirado de um artigo: "Design de Games: A importância da estética
utilizada na interface de um game". Edival Oliveira Lago Filho.)

Ele conta um pouco a história de como os games foram se desenvolvendo com o passar dos anos, é bem interessante.

Por Lígia e Átila

Nenhum comentário:

Postar um comentário