quinta-feira, 13 de maio de 2010

Lucas Santtana, musico contemporâneo, adepto do Creative Commons






Lucas Santtana é o tipo de artista que é difícil catalogar. Ao mesmo tempo que seus discos e suas composições tem uma ligação com a tradição da Música Popular Brasileira, elas absorvem influências que vão do Afrobeat ao Dance Hall, passando pelo Dub, Eletrônica, Funk Carioca,dentre outras. Esticando ainda mais a linha evolutiva da música Brasileira.

Em 2006 lança o 3º cd “ 3 sessions in a greenhouse” acompanhado da banda Seleção Natural. Juntamente com o cd, Lucas Santtana transforma seu selo musical Diginóis records em um site-blogue-ponto de encontro: www.diginois.com.br.

No site é possível baixar gratuitamente o cd e as faixas abertas do cd para remixar e também enviar esses remixes para o site.

Em 2 anos e meio na internet o site já recebeu mais de 90.000 visitas e mais de 12.000 downloads do cd foram feitos. Mesmo com o cd disponibilizado gratuitamente, as 2.000 cópias do cd se esgotaram em 7 meses.

O cd recebeu críticas recentes do The New York Times, Downbeat, The Beat, Revista Veja, O globo, Estadão, dentre outros.

REVISTA CARTA CAPITAL

“…Mistura de gravadora, produtora, blog, sala de audição e ponto de encontro, a casa virtual segue o sistema Creative Commons – a obra pode ser copiada, distribuída e executada livremente, desde que para fins não comerciais, e com crédito ao autor. Musicalmente, enfim, os ares novos só fazem bem ao artista, que aponta para o futuro se apropriando sem fronteiras de rock, reggae, MPB (seu tio,Tom Zé, participa de Ogodô Ano 2000), funk, eletrônica etc…”

Pedro Alexandre Sanches, 22 de junho de 2006


No site você pode fazer o download de composições autorais e de remix de suas próprias musicas produzidos por seus fãns.




http://www.diginois.com.br/index.php?meio=post&id=39


Colaboração: Nathalia Miranda e Victor Aede

Nenhum comentário:

Postar um comentário